Que o Japão é um dos países mais tecnológicos e inovadores do mundo, isso ninguém tem dúvidas, mas parece que essa inovação encontrou o futebol. A Liga de Futebol Profissional do Japão, a J. League, sai na frente com uma nova maneira de transmitir o seu campeonato: a transmissão via Streaming! Então os jogos vão ser assistidos pela internet ao invés de TV? Exatamente. A Perform Group firmou um acordo e pagou US$ 2 Bilhões para a Liga Japonesa, assim todos os jogos que hoje são transmitidos pela Televisão passarão a ser exclusivos da Internet nos próximos 10 anos, da Temporada 2017 a 2026.

j-league-logo

Como isso vai acontecer? A plataforma da Perform Group, chamada de DAZN, terá todos os jogos da Primeira, Segunda e Terceira divisão do Campeonato Japonês. Assim os torcedores poderão comprar mensalmente as partidas que tiverem interesse (tudo on-line), tanto para assistir ao vivo ou para rever a partida depois quando quiser. A Liga Japonesa afirma que com este acordo poderá aumentar o alcance de espectadores e consequentemente trazer estrelas mundiais para o seu Campeonato. Além de conseguir melhorar os estádios (há um projeto também com a Perform de levar conexão Wi-fi a todos os estádios do país) e a sua imagem no Futebol Asiático, ultimamente as Milionárias contratações da Liga Chinesa vem sendo o destaque no continente.

j-league-torcida

Alemanha, Áustria e Suíça devem ser os próximos campeonatos a fazer parte da Plataforma DAZN. Estaria a caminho um novo jeito de assistir futebol? Só o tempo e o desempenho da J. League no Streaming dirá, mas sem dúvidas é algo positivo ter maior flexibilidade para poder acompanhar os jogos do seu time, e não depender somente da TV, não é mesmo?!

Imagens: Divulgação.