Francesco Totti completou 40 anos no Final de Setembro (27/09/2016). É, o tempo passa para todos! Infelizmente para os torcedores da Roma e os apreciadores do bom futebol, a última temporada da carreira do craque Italiano é esta, 2016-2017.

francesco-totti-roma

Como homenagem, Totti escreveu uma carta de despedida para o Clube e a Cidade, colocamos aqui alguns trechos dela. Ele nunca foi eleito o melhor jogador do mundo, também não conquistou muitos títulos e nunca foi tão midiático, mas mesmo assim Totti é uma lenda. Foram 25 anos defendendo a mesma maglia giallorossa, do qual ele nunca escondeu ser também um apaixonado torcedor.

“Quando você é um menino em Roma, há duas possibilidades de escolha: ou você é “rosso”, ou é “blù”. Ou Roma, ou Lazio. Mas na nossa família, a escolha era uma só. […]O nosso amor pela Roma era algo que trazíamos em nós. A Roma era mais do que um time. Era parte da nossa família, o nosso sangue, as nossas almas.”

totti-figurinhas

Totti ganhou 5 troféus pelo Roma: 1 Campeonato Italiano (2000-2001), 2 Copas da Itália (2006-2007 e 2007-2008) e 2 Supercopas da Itália (2001 e 2007). É pouco? É, sim, mas a trajetória do maior artilheiro da história do clube, (306 Gols em 764 partidas) e o Segundo Maior da História do Campeonato Italiano, nunca foi uma questão de títulos, mas sim de paixão!

“Há 27 anos, bateram à porta do nosso apartamento, em Roma. Minha mãe, Fiorella, respondeu. Quem estava do outro lado definiria a minha carreira. Quando ela abriu a porta, um grupo de pessoas se apresentou como dirigentes de futebol. Mas eles não vinham de Roma, já que vestiam “rossonero”. Eram do Milan. E queriam que eu jogasse no time deles. A qualquer custo. Minha mãe nem considerou. O que vocês acham que ela disse àqueles senhores? Minha mãe era a chefe. E ainda é. “Não, não” – disse ela aos dirigentes. “Lamento, mas, não”. Acabou ali. Minha primeira transferência foi negada pela chefe.”

totti-campeao

Ao longo dos anos Totti recebeu várias ofertas para deixar a capital italiana, (uma delas antes mesmo de jogar pela Roma como ele revelou acima) seria mais vantajoso financeiramente e mais fácil conquistar títulos com a camisa do poderoso Real Madrid? Sem dúvidas, mas Totti sempre foi fiel ao amarelo e vermelho da Roma. Porém, não foi só este episódio que contribuiu para a Idolatria dele, vale lembrar que 100 dias antes da Copa da Alemanha em 2006, sofreu uma grave lesão rompendo os ligamentos do tornozelo esquerdo, mas isso não o impediu de garantir uma vitória suada sobre a Austrália nas Oitavas de Final do Torneio, que mais tarde teria a Itália como campeã (Sim, ele tem poucos títulos, mas venceu uma Copa do Mundo!).

“Obviamente aconteceram erros. E houve um momento, há 12 anos, em que considerei ir para o Real Madrid. Quando uma equipe de sucesso, talvez a mais forte do mundo, pede que você vá, você fica pensando como sua vida poderia ser. Falei com o presidente da Roma, e fez toda a diferença. Mas, no fim das contas, falei com a minha família, que me lembro do que trata a vida. Casa é tudo.”

totti2

Na temporada passada, após alguns desentendimentos com o treinador Spalleti, parecia que o fim para o Capitano seria amargando o banco de reservas. Seria também injusto, apesar da idade, a qualidade continuava sobressaindo, a média era de impressionantes um gol a cada 51 minutos, como reserva. No fim ele renovou por mais um ano, e aí está Totti em sua última temporada, não é mais o mesmo, mas continua sendo importantíssimo para Roma (O Camisa 10 foi decisivo, contra o Astra Ploiesti, da Romênia, pela segunda rodada do Grupo E da Liga Europa, participando de 3 gols) e acima de tudo continua jogando com o mesmo sentimento, abaixo mais alguns trechos da carta que ele escreveu ao The Players Tribune com o título For Rome:

“Por 39 anos, Roma foi minha casa. Durante 25 anos, como jogador, a minha casa foi a Roma. Vencendo o “scudetto” ou jogando na Champions League, espero ter representado e elevado as cores da Roma o mais alto que pude. Espero ter feito com que vocês se sentissem orgulhosos.
Quando olho para trás, para aquilo que perderei, sei que essa será a rotina, a vida de todos os dias. As horas gastas treinando, as conversas no vestiário. Acho que o que me fará mais falta será dividir um café com meus companheiros todos os dias. Talvez, se eu voltar um dia, como dirigente, esses momentos ainda permanecerão.”

totti-selfie

“As pessoas me perguntam: porque você gastou toda a sua vida na Roma?
Roma é a minha família, os meus amigos, as pessoas que amo. Roma é o mar, as montanhas, os monumentos. Roma, obviamente, são os romanos. Roma é o amarelo e o vermelho. Roma, para mim, é o mundo. Este clube, esta cidade, foram a minha vida. Sempre.”

No fim, não tem como ignorar o que é e o que representa Francesco Totti, em épocas em que o dinheiro dita as regras do jogo, ele mostrou o que é, de fato, amor á camisa!

francesco-totti

Imagens: Divulgação.