A Conmebol anunciou mudanças para a Libertadores 2017 e elas já começam a valer nesta edição 2016 do Brasileirão. Agora o número de classificados pelo Campeonato Brasileiro passou de 4 para 6. Mas e como ficou a competição toda afinal? Abaixo algumas respostas das principais dúvidas: 

Brasil terá quantas vagas na Libertadores 2017? E essas vagas serão definidas como?
O Brasil terá sete vagas na próxima Libertadores. Irão se classificar o Campeão da Copa do Brasil e os seis primeiros colocados do Brasileirão.

Dos times brasileiros classificados para a Libertadores, quantos vão entrar direto na fase de grupos?
Irão direto para a fase de grupos o vencedor da Copa do Brasil, além do primeiro, segundo e terceiro colocados no Brasileirão. Os outros – quarto, quinto e sexto – disputam a pré-Libertadores. Vale destacar que o número de equipes (32) e o formato de disputa da fase de grupos da Libertadores continuam do mesmo jeito.

Football Soccer- Atletico Nacional v independiente del Valle - Copa Libertadores - Final – Atanasio Girardot stadium, Medellin, Colombia, 27/7/16 - Players of Atletico Nacional celebrate with the trophy after they defeated Independiente del Valle in the Copa Libertadores final. REUTERS/John Vizcaino
Foto: REUTERS/John Vizcaino

Como vai ser a disputa da pré-Libertadores?                                                                                                      

Antes da fase de grupos, a Libertadores terá duas fases preliminares (assim como a Liga dos Campeões). Na primeira, 16 clubes serão divididos em oito duelos com partidas de ida e volta. Os oito classificados disputam um novo mata-mata, que definirá os quatro times que vão disputar a fase de grupos. Estas equipes irão se somar aos 26 classificados de forma direta, ao Atlético Nacional-COL (Campeão da Libertadores 2016) e ao Campeão deste ano da Sul-Americana, totalizando 32 clubes em oito grupos de quatro.

Mas se o campeão da Copa do Brasil terminar no G6?

Ai o 7º colocado do Campeonato também garante uma vaga.

Se um time do Brasil vencer a Copa Sul-Americana, o país terá oito vagas para a Libertadores?
Sim. A partir do ano que vem, a Sul-Americana não vai mais tirar uma vaga do país campeão. Se Coritiba ou Chapecoense levantar a taça, segue o G6 do Brasileirão, mas pode virar G7 ou G8, caso os vencedores da Sul-Americana e da Copa do Brasil terminem o Brasileirão entre os seis primeiros.

taca-libertadores

Outros países também tiveram mudanças no número de vagas?
Sim, Chile, Colômbia e Argentina ganharam uma vaga cada um. Os argentinos terão seis times na competição. Chilenos e colombianos vão ter quatro equipes. Bolívia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela continuam com o mesmo número de vagas: 3.

Quantos clubes irão disputar a Libertadores e a Sul-Americana?
A Libertadores 2017 será disputada por 44 times, enquanto a Sul-Americana terá 54 clubes. A Conmebol decidiu que a partir do ano que vem nenhum time poderá disputar os dois campeonatos no mesmo ano. A medida não terá influência direta no Brasil, mas irá causar um impacto em três países: Equador, Paraguai e Uruguai.

Como será o critério de classificação para a Sul-Americana?
O Brasil terá seis vagas na Copa Sul-Americana, mas a CBF ainda não divulgou os critérios de classificação. O que já se sabe é que 10 dos 16 clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores – os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos – terão um lugar na fase de grupos da Sul-Americana. A competição será disputada de Março a Dezembro.

 copa-sul-americana-trofeu

Qual vai ser o período de disputa da Libertadores 2017?
A edição do ano que vem irá começar em Fevereiro e terminará somente em Novembro, praticamente o ano inteiro (para se ter uma ideia a Libertadores deste ano teve 6 meses de disputa).                                                                                              
A final continuará em dois jogos ou será jogo único?

O título do torneio será decidido em dois jogos, de ida e volta, como vem acontecendo. Porém, existe a chance da Conmebol mudar de ideia em edições futuras e realizar a final em um jogo, assim como é a final da Liga dos Campeões.

Imagens: Divulgação.